A construção do Túnel Desvio do Rio Joana Túnel resolve décadas de problemas de inundações no Rio de Janeiro
Desde o início do século 20, muitos bairros do Rio de Janeiro têm sido regularmente afetados por inundações causadas pelos asoleamentos dos rios. Os primeiros planos para um túnel de desvio da entrada das águas excessivas da Baía de Guanabara no Rio Juana datam da década de 1970.
A tempo para a Copa do Mundo, o trabalho de construção começou com um novo sistema de esgotamento que vai desviar um terço da água do Rio Joana. O sistema de desvio de água do Rio Joana inclui cinco eixos para recolhimento e nivelamento da vazão de água, ao longo de um túnel de 2,5 km e uma galeria de canal aberto (seção cut-and-cover) perto da Baía de Guanabara.
O principal desafio durante este projeto é a passagem deste túnel sob a principal linha ferroviária perto do estádio do Maracanã. Nesta área crítica, o sistema de túnel único padrão é dividido em dois túneis menores para minimizar o impacto na superfície e particularmente na infra-estrutura ferroviária. Um monitoramento intenso da superfície é realizado nesta área fundamental para garantir um ciclo de construção segura e eficiente.
Além da difícil tarefa de conciliar a construção do túnel mantendo a infra-estrutura do canal subterrâneo existente e as linhas em serviço, a construtora confronta com um restrito limite de tempo de construção tendo apenas 720 dias para a conclusão do túnel.
A DSI Underground Brasil forneceu uma variedade de produtos de contenção subterrânea, como tirantes em aços especiais e cartuchos de resinas, bem como suporte técnico no local para este projeto importante de infra-estrutura.