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O túnel da Transolímpica: Fácil e rápida estabilização usando ancoragens DSI GRP
A nova rota rodoviária da Transolímpica, que está atualmente em construção no Rio de Janeiro, já visando a preparação para os Jogos Olímpicos de 2016 é uma das três rotas de transporte de massa da cidade. Adjacente aos corredores de ônibus haverá duas faixas de pedágio para cada tráfego de veículos. Após a sua conclusão, os 23 quilômetros de comprimento da Transolímpica ligará os bairros de Deodoro à Barra, os dois locais mais importantes para os Jogos Olímpicos de 2016.
Os túneis duplos, que atenderão aos dois sentidos da via, foram projetados e estão sendo construídos na seção oeste da montanha do Engenho Velho e terá a capacidade de absorver 55.000 veículos por dia.
O portal do túnel está localizado em um talude fortemente fissurado e instável que teve que ser exaustivamente estabilizado com antecedência. As medidas necessárias para essa estabilização foram realizadas utilizando, no maciço, ancoragens temporárias e concreto projetado.
Para estabilizar os taludes dos túneis, a DSI Underground Brasil forneceu os tirantes de fibra de vidro (ancoragens GRP) para a obra. O Sistema GRP DSI, caracterizado por sua leveza, pode ser instalado rapidamente e tem uma alta carga elástica. Outra vantagem essencial do sistema GRP é que os tirantes podem ser cortados ou removidos fáceis e rapidamente agilizando o desenvolvimento do túnel.
Para a estabilização rápida e eficiente, a DSI Underground Brasil forneceu os tipos CS-20 e CS-25 DSI.